Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2012

Estevam Ângelo de Souza: um conceito de ministério

Imagem
No dia 14 de fevereiro de 1996, se encerrava a carreira ministerial e de vida de um dos mais proeminentes líderes das Assembleias de Deus no Brasil e no Nordeste. Nessa fatídica data, morria vítima de uma acidente automobilístico, o pastor Estevam Ângelo de Souza. Foram 49 anos de ministério pastoral, e quase 40 anos como pastor da igreja de São Luís no Maranhão.
Nascido no interior do Maranhão, Estevam se converteu aos 21 anos de idade, e logo se tornou evangelista itinerante. Evangelizou o Estado do Piauí durante dois anos, sem ter campo definido ou ajuda financeira. Segundo seus próprios relatos, percorria mais de 300 quilômetros a pé a vasta região dos sertões piauienses, evangelizando e visitando os poucos crentes espalhados pela região. Levando sempre uma maca nas costas e tendo o chapéu de palha como "moradia", Estevam iniciou assim de forma rudimentar seu ministério, que aos poucos se desenvolveu e se consolidou como o mais influente na AD do Maranhão.
Quando assumiu o…

A Assembleia de Deus em Joinville: um pouco de sua história

Imagem
Recentemente divulgados, os números do censo do IBGE revelaram a expansão das Assembleias de Deus no Brasil. Com um crescimento de 46%, saltando de 8,5 milhões de membros para 12,3 milhões, a denominação com sua diversidade de ministérios e convenções é o maior grupo evangélico no país. 
É bom lembrar que esse crescimento se dá num momento de disputas de poder interno e de fragmentações, as quais permitem que suas ramificações espalhadas pelo Brasil se portem como rivais uma das outras. Talvez, esteja ai um dos maiores motivos do crescimento assembleiano.
Os números divulgados pelo IBGE também revelam, que a Assembleia de Deus em Joinville, conta atualmente com mais de 55 mil membros, ou seja, a denominação atinge 10% da população da maior cidade de Santa Catarina. Sua história é o reflexo da própria história da denominação no país, pois as transformações ocorridas com a igreja na "Cidade dos Príncipes" foram simultâneas em outras ADs no Brasil.

Organizada em 1933, à partir de …