Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2012

30 anos sem Paulo Leivas Macalão

Imagem
No dia 26 de agosto de 2012, completou 30 anos do falecimento do pastor Paulo Leivas Macalão, um dos maiores (e polêmicos)  líderes das Assembleias de Deus no Brasil. A data foi relembrada pelo Ministério de Madureira através de redes sociais, onde fotos e textos foram compartilhados para marcar as três décadas de ausência de seu fundador e antigo líder máximo.
Macalão e esposa: incompreendido e segundo Vingen muito independente
Naquele agosto de 1982, o Ministério de Madureira sofreu duas grandes perdas. Vinte um dias antes da morte do pastor Paulo Macalão, seu vice-presidente e amigo, pastor Alípio da Silva faleceu. Pastor Alípio era o braço direito de Macalão e ao que tudo indica, seu eventual sucessor no ministério. Dentro dessa situação, o Ministério de Madureira elegeu o pastor da AD do Brás, Lupércio Vergniano para a presidência. Manuel Ferreira, hoje presidente vitalício do ministério já estava em ascensão naquela época. Foram esses senhores (e pelo que se percebe), junto com a …

Os Escolhidos - fragmentos da história assembleiana

Imagem
O livro Os Escolhidos: a saga dos evangélicos na construção de Brasíliado jornalista Jason Tércio é uma obra que trás relatos surpreendentes sobre a história das Assembleias de Deus no Brasil. O objetivo do autor, é fazer um relato da evangelização e instalação dos vários segmentos evangélicos no período da formação da nova Capital Federal. Nas páginas de Os Escolhidos, se encontram diversas informações do trabalho pioneiro de batistas, presbiteranos, metodistas e, principalmente, assembleianos na grande obra do governo JK.
Filho de um pioneiro assembleiano (seu pai Venâncio Rodrigues do Santos foi pastor e escritor na AD) Tércio, numa linguagem acessível e objetiva, conta as aventuras e desventuras dos primeiros evangélicos em Brasília. Por ser filho de assembleianos, ele "retrata um mundo que lhe é muito familiar", segundo as palavras de Joanyr de Oliveira que prefaciou o livro. Tendo essa familiaridade como aliada, o jornalista revela histórias não contadas pela historiogr…