Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2013

AD em São Cristóvão - RJ: mudança e crise

Imagem
Já foi tratado aqui nesse blog, sobre a descaracterização de uma das mais tradicionais e históricas igrejas das Assembleias de Deus no Brasil: a AD em São Cristóvão - RJ. Pioneira no movimento pentecostal no estado do RJ, dela procederam muitas outras ADs no estado fluminense e fora dele. Até mesmo, líderes de outras denominação pentecostais passaram esse ministério.
Presidida durante por muitos anos pelos míticos missionários suecos, a AD em São Cristóvão formou várias lideranças, e depois da era sueca foi dirigida por pastores como Alcebíades Pereira Vasconcelos, Francisco Pereira do Nascimento e Túlio Barros Ferreira. Pastor Túlio, grande liderança de sua época, no fim de sua vida e ministério, passa a direção ao seu filho caçula e sucessor Jessé Ferreira.
Ainda em vida, pastor Túlio desliga-se da CGADB, adere a uma "nova dimensão" espiritual. Separado ao Apostolado (e seu filho a Bispo), adota o método do G12 e promove transformações profundas na igreja. Com todas essas mu…

Bibi: memória viva da AD em Joinville

Imagem
Memórias das Assembleias de Deus homenageia o irmão Marcílio de Miranda, carinhosamente conhecido como "Bibi". Aos 86 anos de vida (completados no último dia 27/07), Bibi é um dos filhos do pioneiro das ADs em Santa Catarina, Manoel Germano de Miranda. Segundo filho de uma prole de oito (dos seus irmãos mais quatro estão vivas), a vida desse ancião se confunde com a própria história da igreja.
Quando seu pai fundou a AD em Joinville, Bibi contava com 5 anos de idade, e é hoje um últimos remanescentes do pequeno grupo de fieis que iniciaram a obra pentecostal na cidade. Na mudança, lá estava ele na carroça com mais três irmãos, a qual seu pai emprestou do cunhado Pedro Vargas para ir de Itajaí até Joinville. Carroça essa que sacolejava numa longa e cansativa viagem na estrada empoeirada. A família Miranda, levava somente roupas pessoais e de cama na mudança, mas carregava a fé e a esperança de realizar uma grande obra.


Bibi passou parte de sua infância e adolescência acompanhan…