Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2013

Cícero Canuto de Lima: herdeiro da doutrina sueca

Imagem
Cicero Canuto de Lima, mais que um líder, foi uma legenda dentro das Assembleias de Deus no Brasil. Ao lado de Paulo Leivas Macalão, é um dos nomes mais emblemáticos da denominação. Tal como Macalão, é impossível contar a história das ADs sem referenciar o saudoso obreiro. Ccomo muitos pioneiros das ADs, muito se fala em Cícero Canuto de Lima, porém pouco se conhece sobre ele de fato. Mas que foi esse senhor e líder? 


Segundo fontes oficiais, Cícero nasceu em Mossoró/RN no dia 19 de janeiro de 1893. Converteu-se ao pentecostalismo em 1918 na cidade de Timboteua, Pará. Em 1923 foi separado ao ministério pastoral por Gunnar Vingren. Cooperou nas igrejas do Pará, mas logo seguiu para João Pessoa capital da Paraíba (na época a capital do Estado da PB se chamava Cidade da Paraíba). Por 15 anos liderou essa igreja. Partiu para o sul em 1939 onde cooperou na AD em São Cristóvão, até que em 1946, depois de pastorear a AD em Santos, assumiu a AD Missão em SP. Em SP foram 34 anos de pastorado, o…

Sucessão na AD do Belenzinho: golpe ou adaptação aos novos tempos?

Imagem
No ano de 1980, um dos mais importantes ministérios da AD vivenciou uma importante transferência de poder e gestão, envolvendo dois reconhecidos pastores: Cícero Canuto de Lima e José Wellington Bezerra da Costa. Esses dois senhores, de origem nordestina, porém de perfis e idade diferenciadas, protagonizaram uma polêmica sucessão na AD do Belenzinho, a qual pode ser considerada simbólica para todas as ADs no Brasil.
No dia 6 de janeiro de 1980, José Wellington assumiu a presidência da AD do Belenzinho em substituição ao veterano pastor Cícero Canuto de Lima. Pastor Cícero foi jubilado (aposentado) de suas funções pastorais. Desde então José Wellington preside a igreja. Mas em que contexto se deu essa alternância de poder na igreja e a tornaram tão polêmica? Isso é o que veremos agora.
No dia 18 de janeiro de 1982, o jornal Folha de São Paulo, trouxe uma interessante e histórica reportagem sobre o crescimento dos pentecostais no Brasil. Dentro do contexto da matéria, encontram-se informa…