Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2014

Assembleia de Deus em Manaus: divisão e polêmicas

Imagem
A Assembleia de Deus no Amazonas é uma das mais tradicionais denominações pentecostais no Norte do Brasil. Fruto do trabalho dos missionários suecos e obreiros nativos, a AD nessa região foi pastoreada por destacados líderes assembleianos como Samuel Nyström, José Menezes, Francisco Pereira do Nascimento, Otoniel Alves de Alencar, José de Souza Reis e Alcebíades Pereira Vasconcelos.
Uma obra pentecostal fundada em 1918. Tradicional, respeitada e, pela lista de líderes que por ali passaram, muito bem doutrinada; a AD nessa região, porém se viu dividida em duas vertentes no ano de 2000, terminando o século XX, para desgosto de muitos fieis e mácula da sua história cindida em ministérios opostos. Mas quais as razões para que essa divisão acontecesse?
A resposta é complexa, e envolve muitos fatores, mas a razão principal, o "pomo da discórdia", foi a adesão da AD em Manaus liderada por Jonatas Câmara (líder também da Convenção Estadual), a novos métodos de trabalho, identificados …

O Ministério Musical da AD em Natal - um pouco da sua história

Imagem
O blog Memórias das Assembleias de Deus compartilha com os leitores um pouco da história da banda musical da Assembleia de Deus em Natal (RN). O texto escrito pela historiadora e maestrina Priscila Souza, trás se forma sucinta o esforço de décadas de vários membros da igreja para conservar e expandir o trabalho musical na AD em Natal.
O Ministério de música da Assembleia de Deus de Natal (RN) - Templo Central teve o seu início na década de 1930, quando a igreja em Natal vivia um amplo crescimento e desenvolvimento, nesta década sediou a 1ª Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - CGADB, com a vinda de 18 pastores e missionários, entre os quais: Lewi Pethrus (Estocolmo/Suécia), Gunnar Vingren, Daniel Berg e outros missionários suecos em atuação no País, juntamente com os principais líderes nacionais. 
Nesta Convenção foi definida a ida de todos os missionários suecos para o Sul/Sudeste; a entrega dos trabalhos da região Norte/Nordeste aos pastores brasileiros; a criação do Jor…

O testemunho do jovem Alcebíades

Imagem
Alcebíades Pereira Vasconcelos (1914-1988), como se sabe, foi um dos pioneiros das Assembleias de Deus no Brasil. Ao morrer era reconhecido nacionalmente como um destacado pastor, escritor e conferencista. Do interior do Piauí, o menino nascido em Regeneração conheceu o mundo. Para homenageá-lo, sua filha Hadna-Ansy, publicou em 2003 pela CPAD a biografia do pai. Com o título de Alcebiades Pereira de Vasconcelos:Estadista e Embaixador da Obra Pentecostal no Brasil, a obra é a coletânea das memórias escritas do velho e saudoso pastor. Porém, esse blog quer trazer ao leitor outras memórias do pastor Vasconcelos.

No ano de 1938, o jovem Alcebíades, enviou ao Mensageiro da Paz (1ª quinzena de novembro) na secção Testemunhos seu relato de conversão e os primeiros passos no trabalho de evangelização. Inicia seu testemunho intitulado de 18 anos no mundo e 5 em Cristo com as seguintes palavras: Com pesar digo que estive 18 anos, e com prazer, que estou há 5 em Cristo. Si bem que tivesse procura…