A polêmica do calvinismo na Assembleia de Deus

As recentes discussões na internet e o debate de pastores assembleianos sobre a teologia arminiana e calvinista, têm gerado algumas polêmicas, principalmente, após alguns teólogos pentecostais se posicionarem como calvinistas.

Porém, na década de 1930, às Assembleias de Deus já haviam se deparado com essa problemática. Segundo consta em sua história, no ano de 1932, Manoel Hygino de Souza, pastor da AD em Mossoró (RN) aderiu a "predestinação calvinista", sendo acompanhado por Ursulino Costa. Tempos depois, seu irmão Luiz Hygino também se incorporou ao grupo. A Convenção Geral chegou a enviar uma comissão de obreiros para tratar do caso, mas sem sucesso, pois Manoel Hygino afirmou manter integralmente seu ponto de vista teológico. Segundo a história oficial, uma vez excluídos, os "rebeldes" iniciaram em Mossoró a Assembleia de Cristo (atualmente Igreja de Cristo).

Entretanto, outra é a versão apresentada para o desentendimento dos obreiros por um site da Igreja de Cristo. Segundo os membros do grupo dissidente teria sido uma "divergência doutrinária" entre Gunnar Vingren e Samuel Nyströn a respeito da salvação, o real motivo desencadeador das discussões soteriológicas. Em continuação se afirma que, a CGADB em Natal (RN) em 1930 foi o "primeiro passo histórico, que evidenciou a divergência doutrinária existente". Divergência essa comprovada pelo fato de Vingren no Rio de Janeiro criar o jornal Som Alegre e o hinário Saltério Pentecostal.

Contornados os problemas entre Vingren e Nyströn - segundo essa versão - as contradições teológicas ainda continuaram no Mensageiro da Paz com textos que, ora defendiam a segurança da salvação através da fé, ora colocavam em dúvida essa mesma salvação. Um exemplo citado é um texto do missionário Nils Kastberg, onde o mesmo dá a entender que a salvação estaria condicionada ao dízimo. Hinos também são citados como fonte de confusão doutrinárias, causando "um grande choque entre os irmãos que pediram uma explicação".


Manoel Hygino: calvinismo e exclusão
Temerosos de errar na doutrina da "segurança e salvação eterna do crente genuíno", os irmãos elegeram Manoel Hygino como mediador, o qual em carta enviada ao missionário Kastberg, sugere uma convenção para tratar do assunto. Mas a resposta, além de demorada foi negativa. Na missiva, Nils Kastberg teria escrito que estava "de acordo com os ensinos da salvação condicional, e quem estivesse aborrecido que saíssem para onde quisessem...”

Então "diante desse impasse, e por não ter outra alternativa, todos os líderes acima mencionados, devolveram voluntariamente suas credenciais de Obreiros, à liderança da Assembleia de Deus, respectivamente de Pastores, Presbíteros e Evangelistas". No dia 13 de dezembro de 1932, o grupo dissidente fundou a Assembleia de Cristo em Mossoró.

Toda essa história evidentemente se choca com os relatos oficiais da CPAD. A versão, um tanto inusitada do problema foi dada pelo pastor João Vivente de Queiroz, que foi pastor da Igreja de Cristo em Fortaleza de 1946 a 1997. O depoimento coletado por David Marroque Teixeira foi publicado no Boletim Informativo da Região Oeste-RN., nº 09 de fevereiro de 1985.

Segundo os estudiosos das ADs no Brasil, a CGADB de 1930 tratou principalmente da questão do ministério feminino, o qual foi o grande desentendimento entre Vingren, Nyströn e os obreiros brasileiros. Mas é certo que Gunnar no Rio de Janeiro estava dando outros rumos para a igreja carioca, fato esse que estava desagradando os demais líderes da AD.

Mas também é fato que muitos dos primeiros crentes da AD tinham origem em igrejas evangélicas tradicionais como a Presbiteriana, conhecida por defender a doutrina calvinista. Manoel Hygino, além de ser pioneiro na região norte e nordeste era também muito próximo a Gunnar Vingren no início do seu ministério, e como os outros líderes era experiente na liderança ministerial. Sua adesão ao calvinismo causou surpresas.

Agora, após sete décadas da questão calvinista na AD, o tema ressurge com força nas redes sociais e blogs. O assunto talvez nunca tenha desaparecido, mas simplesmente abafado pelos principais pastores e expoentes das ADs. Em tempos de internet, aquilo que no passado era "tratado e resolvido", agora é fonte de debates abertos entre os estudiosos dos temas soteriológicos. Um bom debate com certeza.

Fontes:

ALENCAR, Gedeon Freire de. Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus 1911-2011. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.


www.genibau.com.br/principal/nossa_historia_nacional.htm

Comentários

  1. Parabéns pelo furo. A AD continua contraditória como sempre. Falta de um eixo central para guiá-la. É um problema histórico. Infelizmente. Só faltou algo se eles (A Igreja de Cristo) permaneceram pentecostais ou não?

    ResponderExcluir
  2. Essa suposta resposta do missionário Nils Kastberg me soa familiar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor é calvinista convicto mesmo pastor Geremias?

      Excluir
  3. Este assunto ainda vai render muito. É matéria de capa da última edição da revista Obreiro aprovado (CPAD).

    ResponderExcluir
  4. Meus amados irmãos nós como pentecostais que somos, temos uma teologia bem fundamentada, defendemos que o homem tem o livre arbítrio e que a salvação é para todos embora ele possa rejeitar essa salvação. Defendemos uma Soteriologia baseada nos principios da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém quem defende a salvação apenas como um dom de Deus e sem mérito humano nenhum também está muito bem fundamentado na Palavra e isso desde Paulo passando por Agostinho, Calvino até os dias de hoje.

      Excluir
  5. Soteriologia de primeiríssima qualidade e 100% bíblica é a calvinista, porque não tem barriga me dói, Deus é soberano, a vontade d'Ele é boa, perfeita e agradável e a regeneração precede a fé, como diz São Paulo, Santo Agostinho e até mesmo um Santo Tomás de Aquino. Ao SENHOR pertence a salvação, como disse o bem-aventurado e santo profeta Jonas. Do princípio ao fim é uma questão de fé no Filho do homem Jesus Cristo, é assim que revela-se a justiça de Deus no Evangelho.

    ResponderExcluir
  6. Mário, meu irmão, você deve já estar a par da edição da primeira Declaração de Fé das Assembléias de Deus no Brasil que é como um Livro de Concórdia dos luteranos ou uma nova Confissão de Fé de Westminster dos presbiterianos reformados, não é mesmo? Com relação à essa disputa pelo jeito já antiga disputa soteriológica nas ADs, disputa arminiana remonstrante versus ou calvinista reformada, o que você achou dos pastores assembleianos, na referida Declaração, terem optado agora oficialmente e escrituradamente pelo arminianismo remonstrante? Segundo o Gutierres Fernandes Siqueira, grande autoridade em Pentecostalismo, neste vídeo AQUI, os líderes assembleianos optaram por um arminianismo propositivo e não beligerante contra o calvinismo, porque é claro, eles são homens experientes e também bem informados, é grande, é muito grande e sempre crescente o número de jovens assembleianos que dizem-se a um só tempo puritanos, reformados, ou seja, calvinistas. O que acha de tudo isso?

    E salve Manoel Hygino! Cheio de graça. O Senhor era com ele. Bendito era Hygino entre os assembleianos. kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Mário, meu irmão, por favor, responda-me, o que acha da primeira Declaração de Fé das Assembléias de Deus no Brasil endossar e reafirmar, não de forma anti-calvinista, o arminianismo para essa importante denominação brasileira que são as Assembléias de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma resposta as demandas e polêmicas religiosas dentro da denominação. As polêmicas envolvendo obreiros que se declararam calvinistas é a razão disso. Ou uma das razões.

      Excluir
    2. Mário, o Calvinismo está tão disseminado, porque se a matriz protestante no Brasil é o outro lado da moeda da adulação romana através do Pentecostalismo, mas eu vejo que o avivamento, meu irmão, está sendo reformado calvinista, de fato. Digo-te isso, porque já vi crentes pentecostais do reteté, gente simples e jovem, lá na igreja do Samuel Câmara dizerem-se com convicção e força e alegria que são pentecostais e calvinistas.

      Excluir
    3. Irmão, crentes do reteté de confissão calvinistas?! Eu ri com isso!

      Excluir
  8. O malditos coronéis assembleianos brasileiros de norte a sul do Brasil querem manter as suas satrapias, tais quais os bispos de Roma e uma teologia como a reformada calvinista que ensina a segurança da salvação, pois ao SENHOR pertence a salvação, Deus é soberano, para os predestinados eleitos, tal teologia como a mencionada é como a doutrina da salvação somente pela fé (sola fide) ensinada por Martinho Lutero na época da Reforma protestante do século XVI. Tudo isso é um desafio aos vampiros montanistas de paletó do Brasil todo. Quando os protestantes deste Brasil se livrarem de uma vez por todas do fogo de palha e tumulto causado pelo entusiasmo carismático pentecostal, poderão raciocinar melhor com São Paulo que escrevera a outros entusiasmados pouco afeitos à boa razão como os coríntios que só há um batismo para a remissão de pecados, em uma visão justa sacramental do batismo como ensina o Cristianismo clássico católico e protestante antigo; todos nós, crentes, bebemos de um só Espírito; nem todos falam em línguas, logo, o tal revestimento de poder que seria um outro batismo no Espírito não poderia ter como regra o falar em línguas como querem os líderes assembleianos; além do que o batismo de São João, o Batista, é passado, o cristão inclui, hoje, a invocação do Espírito Santo ao batizar os catecúmenos, pois o Espírito naquela época não era conhecido pelos primeiros cristãos antes do Pentecostes e um pouco depois da inauguração da Igreja no mesmo Pentecostes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mas ainda tenho muito que aprender. Mas como fica a parábola do credor incompassível? Pois conforme o Texto o Rei nos perdoa mas se não perdoarmos aos outros perderemos o perdão do Rei. E outra como explicar batismo no Espírito Santo e batismo com Espírito Santo ?? Obrigado. Wellington guimaraes

      Excluir
    2. O texto de Ezequiel 18 (capítulo inteiro) não deixa dúvidas que se o homem desprezar a salvação ele a perde. Por outro lado, se o “perdido” se arrepender ele ganha a vida. Com isso a bíblia enfatiza a “Responsabilidade Individual” no plano da salvação. Desconsiderar isso é declarar a “Soberania de Deus” mais como uma tirania, olvidando a Sua misericórdia, Sua graça dentro da Sua justiça, o que de antemão conhecemos ser uma heresia sem questionamentos – leia-se Tiago 2:13 .
      A eleição sendo confundida com a predestinação faria o grande Deus em um grande hipócrita pois Ele busca Caim e o aconselha a tomar decisões corretas; também em Deuteronômio 30:15 dá conselhos ao povo para escolher, tomar decisões corretas; a palavra “amigo” a Judas – o traidor , porventura não é um conselho para que ele reflita e se arrependa? Da mesma forma como foi o olhar de Jesus para com Pedro?
      Claro está que a Soberania de Deus é uma realidade que Ele abre mão dela até que a medida da Sua misericórdia se encha . Tudo isto tem embasamento bíblico de uma forma bastante ampla ( em todos os contextos ). Considerar a Soberania de Deus sem a responsabilidade humana joga por terra o “Ide de Jesus”; por isso muitos “se dizentes” calvinistas não pregam o evangelho a toda criatura! Estes mesmos não gostam de orar também pois no fundo seu raciocínio, sua consciência lhe cobram coerência .
      A verdade é que Calvino jamais pregou Soberania divina sem responsabilidade humana; e isso não tem nada a ver com salvação pelas obras e sim com a liberdade de escolher aceitar ou rejeitá-la. A salvação é pela fé e o mérito, único e exclusivo é de Cristo com o seu sacrifício.
      As duas doutrinas são verdadeiras, bíblicas e não colidem, uma vez que não tem pontos em comum. Da mesma forma que o paralelismo das linhas férreas que, exatamente é o que permite o deslocamento do trem para o destino desejado.

      Excluir
  9. muito a pesquisar ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a Confissão de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, tudo já ficou acertado. Somos Arminianos quanto à escola Soteriológica.
      .

      Excluir
  10. A LUZ DA BIBLIA, NÃO CONSIGO VER E ENTENDER OS CALVINISTA UMA BASE FUNDAMENTADA NA BÍBLIA, PRECISAMOS ENTENDER QUE O HOMEM NÃO É MERECEDOR DE NADA, TUDO PROVEM DE DEUS, QUANDO SE FALA NO DOM GRATUITO DE DEUS, MOSTRA O DOM DA FÉ QUE TODO SER HUMANO TEM DADO POR DEUS, POREM, ESTE DOM A PESSOA PODE APLICAR NO DEUS TODO PODEROSO OU NAS OBRAS DE SANTANAS, DAI VEJO O FUNDAMENTO BIBLICO VOLTADO PARA A TEOLOGIA ARMINIANA. CASO CONTRARIO, NINGUEM PRECISARIA FAZER NADA, COMO, ORAR, IR A IGREJA, ATENTE A ISSO, DEUS DEU O LIVRE ARBÍTRIO, O HOMEM PODE ESCOLHER A SALVAÇÃO QUE É UMA GRAÇA DADA POR DEUS OU ESCOLHER O MUNDO, ESCOLHER GANHAR SUA VIDA E PERDÊ-LA-A OU PERDÊ-LA-A A SUA VIDA POR AMOR DE CRISTO E GANHA-LA Jo 16.25-26.
    EXEMPLO DE NÍNIVE: ESTA CONDENADO A SER TODOS DESTRUÍDOS, SE ARREPENDEU, SE HUMILHOU E DEUS ATRAVÉS DO SEU INFINITO AMOR PERDOOU E NÃO DESTRUIU. FIQUEM TODOS NA PAZ DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO...

    ResponderExcluir
  11. O DEUS representado no calvinismo é louco, confuso e contraditório. É aquela famosa frase "A culpa é minha mas eu ponho em quem eu quiser" kkk
    O calvinismo só cresce pq eles fazem proselitismo dentro de igrejas não-calvinistas. Morrem de inveja da AD. Se evangelizassem e saíssem da internet e das quatro paredes, teriam êxito. Mas é mais fácil pescar no aquário nos outros. Calvinismo é um erro teológico. Gnosticismo disfarçado de cristianismo.

    ResponderExcluir
  12. No entanto bom é observarmos o que disse o mestre e pastor puritano Richard Baxter: "que não sou calvinista extremado e nem arminianista declarado".

    "De fato o julgamento dos homens é algo pequeno: se você for sentenciado como justo no tribunal de Cristo, e for chamado por ele, o abençoado de seu Pai, não importa muito por qual nome você é chamado aqui". Palavras do mesmo Pastor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)