Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2015

Paulo Fidelis - pioneirismo no rádio em Pernambuco

Imagem
Não é novidade entre os estudiosos das Assembleias de Deus a difícil relação da denominação com os meios de comunicação eletrônicos, principalmente o rádio e a televisão. Segundo o sociólogo Gedeon Alencar, as ADs por priorizarem a mídia escrita, principalmente o Mensageiro da Paz, e optarem por "uma tradicionalização receosa de toda e qualquer alteração e novidade", a denominação resistiu em aceitar o rádio como meio de evangelização, ou permitir que seus membros possuíssem um aparelho em casa.
Visto como "mundano" por possuir programações de entretenimento consideradas não apropriadas para os crentes, os debates sobre seu uso começaram na CGADB do ano de 1937 e se estenderam pelo menos até o final da década de 60, sempre com opiniões controversas entre seus líderes.
Em meio a essas polêmicas foi o missionário estadunidense Nels Lawrence Olson que começou em 1947 o primeiro programa de rádio dentro das Assembleias de Deus. Com a experiência adquirida nos EUA, Olson …

Samuel Câmara - quebrando paradigmas

Imagem
Nesses últimos anos, e nas últimas Convenções Gerais das Assembleias de Deus no Brasil, dois líderes têm polarizado os debates. De um lado José Wellington Bezerra da Costa pastor presidente do Ministério do Belém em São Paulo. Do outro, Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus, ou Igreja-Mãe em Belém do Pará.
Sempre no centro das polêmicas, Samuel Câmara é notícia pela sua aguerrida oposição ao atual presidente da CGADB. Mas em 1988, quando se tornou pastor da igreja em Manaus, sua ascensão chamou a atenção de muitos assembleianos pelo Brasil afora. Afinal não era todo dia, que um jovem de 31 anos assumia uma importante igreja. E ainda por cima sucedendo um veterano como o finado pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos. Para muitos, desde então, o jovem Câmara já havia quebrado alguns paradigmas na conservadora Assembleia de Deus.
Nascido em 1957 na cidade de Cruzeiro do Sul (Acre), Samuel foi criado em um humilde lar evangélico. Com 14 anos já dirigia uma congregação da AD em Manaus. O…