Assembleias de Deus - feudalismo e nobreza

Em 1994, o sociólogo Paul Freston escreveu que as Assembleias de Deus possuía um sistema de governo "oligárquico e caudilhesco". Observou a concentração de poder na "complexa teia de redes compostas de igrejas-mães e igrejas e congregações dependentes". Seria, segundo ele, um "sistema de feudos", cujo propósito era conservar o poder e a expansão do ministérios.

Há evidentemente, outras tentativas e formas de explicar as ADs. Mas a comparação com o sistema de feudos, talvez seja uma das mais adequadas. As ADs atualmente, em suas práticas litúrgicas e honras ministeriais, em nada fica a dever à antiga forma de governo medieval.

Somente para relembrar: o feudalismo surgiu em parte da Europa (séculos V ao X), onde o poder se baseava na posse da terra também chamada de feudo. A sociedade era estamental, ou seja, cada classe social era fixa em suas atribuições e deveres. No entendimento da época, a nobreza, e tão somente ela, podia governar. O clero detinha o saber e a mediação diante de Deus. O povo (todo àquele que não era nobre ou não fazia parte do clero) possuía a obrigação de trabalhar e pagar impostos, pois viviam nas terras da nobreza. 

Antigos líderes das ADs: feudalismo eclesiástico

O poder era fragmentado, e a nobreza juntamente com o clero vivia em privilégios. Para conservar o poder, os nobres casavam-se entre si formando dinastias que se perpetuavam nos tronos. O povo, sem terras, tinha por obrigação acatar às ordens dos superiores dos que eram considerados "donos" do poder por direito divino.

Bem, não precisa ser expert para fazer as analogias. O pastor-presidente, hoje é um senhor feudal, mas com forte concentração de poder. A ascensão ministerial dos demais obreiros passa por seu crivo. É ele quem reconhece vocações ou relega ministros ao esquecimento. Isso explica tantas bajulações e honrarias, pois agradar o "anjo" da igreja é fundamental para viabilizar projetos e carreiras eclesiásticas.

É dentro desse contexto, que os aniversários de muitos pastores (ou das esposas), tornou-se um verdadeiro retrato da submissão feudal. No natalício dos líderes, os responsáveis pelos setores ou distritos devem recolher uma oferta com valores pré-determinados e entrega-lá ao seu presidente em sinal de gratidão e honra. São quantias expressivas, um tipo de tributação deixada aos pés do monarca.

Há ainda outra situação. Douglas Fidalgo registra em sua dissertação de mestrado "De Pai pra Filhos”, o pagamento de "pedágios" dentro de Madureira para que determinados obreiros possam assumir um campo de trabalho "lembrando práticas da vassalagem feudal". Mas seria só o Ministério dos Ferreiras a permitir tal prática?

Porém, a situação que mais lembra o feudalismo é a integração de famílias pastorais. Na época dos nobres, os casamentos arranjados era uma forma de preservar a herança ou a concentração de terras nas mãos de poucos. Atualmente, além do forte nepotismo, verifica-se o mesmo fenômeno dentro das ADs.

Pode-se argumentar que, sociologicamente, as relações matrimoniais são determinadas pela classe social na qual o sujeito está inserido. Contudo, o contexto de privilégios em que vivem muitos obreiros, faz com que tais práticas pareçam a consolidação de castas sacerdotais predestinadas ao poder. Um grupo seleto, intocável e sempre, mas sempre com alguma igreja para se servir.

Por conta dessa situação, há uma ironia que corre em São Paulo com um clã entronizado em uma AD. O patriarca é líder inconteste do ministério. O filho preside uma grande igreja na capital e o neto por sua vez lidera uma importante congregação na região. Ao saberem que o neto será pai, os irmãos já se perguntam qual campo estará reservado para a criança vindoura. Provavelmente não faltará jurisdição eclesiástica para o pequeno príncipe.

E o povo? Aos humildes é dada a tarefa de trabalhar nos departamentos e contribuir com suas ofertas e dízimos sem nada questionar. Pois essa é a vontade divina...

Fontes:

ALENCAR, Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus 1911-2011, Rio de Janeiro: Ed. Novos Diálogos, 2013.

ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

CORREA, Marina Aparecida Oliveira dos Santos. Assembleia de Deus: Ministérios, carisma e exercício de poder. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.

DANIEL, Silas. História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

FAJARDO, Maxwell Pinheiro. Onde a luta se travar: a expansão das Assembleias de Deus no Brasil urbano (1946-1980) - Assis, 2015.

FRESTON, Paul. Breve História do Pentecostalismo. In: ANTONIAZZI, Alberto. Nem anjos nem demônios; interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994.

FIDALGO, Douglas Alves. "De Pai pra Filhos”: poder, prestígio e dominação da figura do Pastor-presidente nas relações de sucessão dentro da “Assembleia de Deus Ministério de Madureira”. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP. Orientador: Prof. Dr. Dario Paulo Barrera Rivera.

http://mariosergiohistoria.blogspot.com.br/2016/12/aniversario-de-pastor-criticas-de-joao.html

Comentários

  1. É lógico que isso é apenas um blog e não podemos exigir que o autor de um blog use linguagem das mais neutras e científicas. Porém o autor desse blog demonstrar ser uma pessoa bem má intencionada, que não perde a oportunidade de fazer trocadilhos insultuosos a dignidade dos membros e dos participantes das Assembleias de Deus!

    "o feudalismo surgiu em parte da Europa (séculos V ao X), onde o poder se baseava na posse da terra também chamada de feudo. A sociedade era estamental, ou seja, cada classe social era fixa em suas atribuições e deveres. No entendimento da época, a nobreza, e tão somente ela, podia governar. O clero detinha o saber e a mediação diante de Deus. O povo (todo àquele que não era nobre ou não fazia parte do clero) possuía a obrigação de trabalhar e pagar impostos, pois viviam nas terras da nobreza.
    ......
    O poder era fragmentado, e a nobreza juntamente com o clero vivia em privilégios. Para conservar o poder, os nobres casavam-se entre si formando dinastias que se perpetuavam nos tronos. O povo, sem terras, tinha por obrigação acatar às ordens dos superiores dos que eram considerados "donos" do poder por direito divino."

    Meu Deus! Você é um analfabeto em história medieval! Vá estudar! Como um cara que é analfabeto em história medieval e apresenta uma visão marxista sub-ginasiana dessa quer dar uma intelectual!




    Você deveria ser processado por charlatanismo intelectual, por se utilizar do seu diploma para demonstrar saber uma coisa que você não sabe



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem meu irmão, não sou especialista em Idade Média. A linguagem do blog é para os leigos e não há pretensão de mostrar algo que não sei. O blog é citado por doutores nas ciências sociais como Maxwell Fajardo, Marina Correa, Claiton Pommerening, Douglas Fidalgo e Gedeon Alencar. Ou seja, nomes de peso na acadêmia. A intenção é dar um panorama breve de como se percebe a forma de governo das ADs.

      Abraços!

      Excluir
    2. Mario, parabéns pelos seus textos!!! Nasci e cresci na AD, onde fiquei até os meus 36 anos. Meu pai foi obreiro em congregações da AD no interior do Maranhão e do Tocantins, além de congregações na capital Paulista. Com a minha própria experiência de vida, posso dizer que o que você afirma em seus textos é a pura realidade da AD.

      Excluir
  2. Ótimo texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus será que eu li outro texto ou o analfabeto funcional é o sr. Samuel Montrezzol? O texto do Mario Sergio de Santana é muito claro. O best-seller "História da riqueza do homem" de Leo Huberman demonstra exatamente o que o blogueiro falou. Processado deveria ser o senhor pela falta de argumentação. Sua argumentação é rasa. O que o sr. sabe de Marx? O que tem de Marx no texto? Ao que parece é um assembleiano recalcado e conformado com a dinastia Bezerra da Costa ou Ferreira. Vai estudar! Você é fraquinho para opinar no blog. Recolha-se a sua insignificância!

    ResponderExcluir
  4. Com raros ajustes na postagem, mais especificamente, quanto ao casamento entre nobres, o restante é a pura realidade.

    Doa a quem doer!

    Marcus A. Barbosa
    (Ministro do Evangelho - CGADB)

    ResponderExcluir
  5. Tristemente admito que é a mais pura verdade...

    ResponderExcluir
  6. Sim, essa é a realidade!
    Como podem agir dessa forma? Com total manipulação e domínio das massas? É possível ser um pastor segundo o coração de Deus sem esses desvios que são legais e imorais.
    Lendo essa matéria me pergunto, se não é por esse motivo que perseguem tanto as igrejas em ou com células?
    Pois, lá a visão é do Reino de Deus e não do Reino dos homens.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente é o que realmente acontece na IEAD Belém.

    Sou membro e obreio das Assembléias de Deus há 25 anos. Toda minha família pertence a esta denominação. Moro em um Estado dominado por "feudos" e "senhores feudais" das Assembléias de Deus. Aqui o presidente está a frente do trabalho estadual a pelo menos 40 anos. Seus filhos todos são pastores (sendo que o filho mais velho é vice-presidente e pastor da segunda maior igreja do estado) e seu neto é vereador na capital do estado. Aqui a igreja possui um patrimônio grandiosíssimo, templos luxuosos e muitos pastores vivem em uma bela mordomia. Se for pastor presidente de campo nas cidades do interior aí que a coisa é boa mesmo.
    Não tenho nada contra a minha amada Assembléia de Deus fundada pelos saudosos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. Porém, a intenção de seus pioneiros não prevalece nos dias atuais. Os próprios fundadores, em certo momento da vida, entregaram a liderança da CGAD para os abutres vestidos de pastores.
    Enfim, aqui existe uma Assembléia de Deus em cada esquina de bairro. Só na capital (que não é uma metrópole como São Paulo ou Rio de Janeiro) possui mais de 200 igrejas abertas. É mais de 01 para cada bairro. Gerando um montante de dízimos e ofertas que é um absurdo! Sem falar das infindáveis campanhas de construção, aumento e reforma de templos. Evangelho que é bom ninguém se prega mais.
    Menos magnatas e mais evangelho!

    ResponderExcluir
  8. Como faço para adquirir o livrosto de Freston

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente concordo com o texto. Esta é uma prática geral nas igrejas evangélicas. Esquecendo do principal que é o amor. Parabéns nobre colega, um historiador brilhante com quem tenho a honra de trabalhar.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Mário Sergio Santana, sou licenciado em História e professor efetivo em uma cidade do interior. Essa realidade presencio desde a minha adolescência (12 anos hoje tenho 31). O pior essa concentração de poder só aumenta. O casamentos entre filhos de pastores é uma realidade no interior do Pará. Por esses dias aconteceu um evento grandioso na vila onde resido: Um casamento milionário entre a filha do pastor local que preside um campo pequeno, com o filho de uma pastor de uma campo rural, contudo muito próspero. Foi a maior e mais rica festa de casamento que já presenciei. Já fui em festa de casamento de amigos médicos, advogados e pessoas influentes. Mas igual a essa nunca tinha visto.

    ResponderExcluir
  11. Izaldil Tavares de Castro7 de agosto de 2017 às 21:40

    Parece-me que o sr. Samuel Montrezzol serve a algum proprietário de feudo, ou não ficaria tão zangado. Eu sou bem assembleiano, e reconheço nossos erros. Não resmunguei, ajude, pense!

    ResponderExcluir
  12. É tudo isso em nome Deus. Que Deus? Não o da Bíblia!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Mário, pelo texto impoluto, impecável que desenha o quadro putrefato da visão administrativa de alguns senhores feudais dentro dessa organização centenária. Sou filho de pastor e resisti durante anos para não ser consagrado ao ministério, a despeito dessa certeza, sei que muitos usam as Assembleias de Deus para se perpetuar no poder eclesiástico. Controlam as finanças concentrando as entradas nas sedes e dividem o "bolo" com ganância e privilégios de super -stars. Sempre fui contra esse expediente porque meu pai sofreu demais no campo sem ajuda da sede que o deixou sofrendo no campo com a família. Relutei muitíssimo a chamada ministerial por saber dessas "verdades" escondidas.

    ResponderExcluir
  14. Sou do Sul do Brasil, Curitiba. Aqui não é diferente. As relações de poder, compadrio, clientelismo, também ocupam a essência da administração desse ministério! Tenho comigo que tal fermento já levedou a massa também, pois se há toda a pompa e glamour por parte de ums poucos, não faltam platéia para os aplausos e bajulação. Condição sine qua non pra que esse fenomeno de dominação carismática e coronelismo se perpetuem. E não se trata de Marx, senhor Samuel Montrezzol. Deveria olhar outros teóricos das Ciências Sociais como Weber, e mais especificamente, tratando-se da Sociologia Brasileira, Maria Isaura P. de Queiroz, entre outros (risos). Parabéns ao texto escrito com responsabilidade e não menos criatividade! Cegueira é uma doença bíblica espiritual "incurável" para aqueles que se julgam sábios aos próprios olhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)