Perfil - Pastor Pedro de Souza Neves

* Por André Silva

Este homem humilde e de total consagração ao Senhor, de carreira brilhante nas Forças Armadas, nasceu a 17 de setembro de 1910, em Itabaiana (PB), filho do casal Horácio de Souza Neves e Maria Cidônia de Souza Neves. Em Pernambuco, estudou e cursou o primário. Sua vinda para o Rio de Janeiro foi marcada por lutas para sobreviver aos trancos da cidade grande, trabalhando em diversas profissões como: mata-mosquitos, caixeiro de armazém e condutor de bonde, até que ingressou no Exército Brasileiro em 1934, concluindo assim os seus estudos.

Ainda no ano de 1934, foi de grande benção para sua vida, quando ainda jovem, se entregava para Jesus Cristo na Assembleia de Deus em São Cristóvão (RJ). No dia 12 de janeiro de 1935, recebia o batismo no Espírito Santo, e quinze dias depois, o batismo nas águas. Em 1952, o simpático auxiliar de trabalho Pedro Neves era consagrado a diácono e aí iniciou-se sua brilhante carreira eclesiástica, ascendendo ao pastorado em 1º de maio de 1962, paralelamente a sua vocação eclesiástica, abençoadamente também progrediu em sua carreira militar, aprimorando os seus estudos, alcançou o posto de major. Transferiu-se para a Assembleia de Deus do Ministério de Madureira, em 1º de maio de 1964. Graças a sua humildade e total consagração a Deus, logo viria a ser muito estimado por toda a igreja.

Em sua brilhante carreira, o pastor Neves também se destacava como um valoroso e dedicado Servo de Deus. Prosseguiu no aprimoramento dos seus estudos para tronar-se um obreiro de uma qualificação admirável e por conseguinte, bastante solicitado para o cumprimento de várias missões, com um brilhante desempenho que marcou a força exuberante de uma autêntica vocação, graduando-se em Bacharel de Teologia pelo Seminário Livre. 

Por quase trinta anos, serviu ao Senhor com toda a sua família, na Assembleia de Deus em Nilópolis (RJ), desde dos tempos em que aquela igreja despontava ainda, como uma congregação de Marechal Hermes (RJ). Com um grande entusiasmo e a prontidão de um obreiro dedicado e fiel, serviu como professor e superintendente da Escola Bíblica Dominical, 1º Secretario da igreja e depois, foi eleito 1º vice-presidente do pastor Franklin Luiz Furtado, quando aquela igreja foi emancipada.

Atendendo a designação da Convenção do Ministério de Madureira, assumiu a presidência da Assembleia de Deus no Éden (RJ), por ocasião da sua emancipação. Ao mesmo tempo também presidiu as igrejas de Petrópolis e depois Engenheiro Pedreira de 07/11/1971 a 10/07/1973.

Em 08/03/1972 devido uma decisão, o próprio pastor Paulo Leivas Macalão veio assumir a presidência da Assembleia de Deus em Bangu, elegeu como seu procurador o pastor Pedro de Souza Neves, que prontamente atendeu a sua ordem. Depois em 09/06 do mesmo ano, o pastor Paulo Macalão resolveu assumir a presidência da Assembleia de Deus em Bangu e elegeu o pastor Pedro de Souza Neves como seu vice-presidente.

Pastor Pedro de Souza Neves com candidatos ao batismo em águas

Em 12 de janeiro de 1973, por determinação do pastor Paulo Leivas Macalão, o pastor Pedro de Souza Neves tomou posse como pastor presidente efetivo da Assembleia de Deus em Bangu. No ministério do pastor Pedro de Souza Neves, a ele foi dado o dom de ensinar, o qual edificava fortemente os irmãos com mensagens inspiradoras. Esta realidade existia em todas as reuniões; nas de oração, como nas de culto de ensinamento bíblico, despertando os corações, estimulando as consciências, conduzindo as almas ao nível desejado. 

A prioridade de seu pastorado foi focada na admissão de novos crentes para o corpo de Cristo, alcançando-os pelo novo nascimento, obra de Deus por meio do seu Espírito Santo e da Sua Palavra; recebendo em púlpito o batismo, que é outorgado pelos ministros em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E pouco a pouco foram sendo separados os demais crentes para o corpo ministerial: - Pastores – homens experimentados e piedosos, aos quais é conferido o rebanho; Evangelistas – aqueles que exercem a sabedoria para a salvação dos perdidos; Presbíteros – auxiliadores imediatos do Pastor; Diáconos – servos comissionados no auxílio das mesas e a administração material do templo e de suas dependências.

A igreja já era uma realidade presente nas principais regiões e localidades de Bangu e adjacências, despertando assim a necessidade da construção de um novo templo para o louvor de Deus. E como resultado do progresso da obra, o povo de Deus sentiu a necessidade de se congregar em um novo templo.

O pastor Pedro Neves, sabendo que o terreno nos fundos do antigo templo estava à venda, subiu a galeria da igreja antiga, de onde se podia ver o aludido terreno, colocando as mãos sobre a cabeça no seu modo peculiar de expressar e bradou em alta voz: “Glória a Deus. Já estou vendo o novo Templo!” Nascia então o grande entusiasmo pela nova e grande etapa da Assembleia de Deus em Bangu. Após a rápida compra do terreno, em 18 de fevereiro de 1974 iniciou-se a construção do majestoso templo da igreja de Bangu, situada a Avenida de Santa Cruz, nº 1.347 (atual 3.411).

O Senhor Deus quis, porém, recolher o tão estimado pastor Pedro de Souza Neves para a sua glória, e este não pôde ver o templo totalmente construído, passando para a eternidade no dia 03 de abril de 1975, às 23:00, foi vítima de um acidente automobilístico em Padre Miguel, quando regressava da residência de sua filha em Nilópolis. Com ele, em seu automóvel, viajavam também sua nora Dayse e o neto Fábio que sofreram apenas ferimentos leves. 

Era casado com Nair Chagas Neves, e tinha seis filhos e doze netos. Como possuidor do grau de Bacharel em Teologia, foi vice-diretor do Instituto Bíblico Ebenézer; membro do Conselho de Educação e Ensino da CPAD (Casas Publicadoras das Assembleias de Deus); 2º Secretário da CGADB; membro da Secretaria de Missões do Ministério de Madureira; professor de teologia do Instituto Bíblico Pentecostal; chefe da comissão de hospedagem e alimentação da 8ª Conferência Mundial Pentecostal que aconteceu no Maracanã de 18 a 23 de Julho de 1967. Foi portador de vários títulos, dentre eles o de Cidadão Carioca.

* ANDRÉ SILVA foi ministro do Evangelho pela CONAMAD. Historiador e pesquisador da História do Ministério de Madureira. Autor do livro História da Assembleia de Deus em Bangu. Colaborador com o material histórico da Bíblia do Centenário das Assembleias de Deus e livro histórico do Cinquentenário da CONEMAD-RJ, ambos lançados pela Editora Betel.

Comentários

  1. Agora deve estar rémovendo se no túmulo,ao ver a situação degradante em que se encontra o ministerio de Madureira!

    ResponderExcluir
  2. As AD's/Madureira em todo o Brasil possuem crentes em CRISTO piedosos e fervorosos porém, a liderança tá muito próxima da política partidária e isso não é bom. Podemos entender de política porém a vida espiritual é bem mais importante. Não sou membro de uma AD/Madureira.

    ResponderExcluir
  3. Seu filho pastor Samuel Neves foi muito meu amigo. Deficiente físico,totalmente abandonado por todos. Subiu para glória e tenho muitsvimuita saudades dele!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O caso Jimmy Swaggart - 30 anos depois

Iconografia: quadro os dois caminhos

Assembleia de Deus e a divisão em Pernambuco (continuação)